Visitas:

sábado, 31 de julho de 2010

CONVIDADOS ESPECIAIS 1

É costume dos escritores e desenhistas inserirem mensagens e personagens famosos em suas histórias como figuração. Um tipo de homenagem ou brincadeira. Vamos ver uma delas. Observe o quadrinho abaixo de Uncanny X-Men 125 (no Brasil, Superaventuras Marvel 20, da Editora Abril) e tente identificar os figurantes famosos no fundo. A história é "Há Algo de Podre na Ilha Muir", de Chris Claremont, com desenhos de John Byrne e Terry Austin. Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.


Conseguiu? Caso não tenha conseguido, marcamos abaixo pra você. É o Vingador Fantasma, daDC, e Popeye, o marinheiro.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CINCO DÉCADAS DE ZÉ CARIOCA

Em 1961 foi lançada a revista do Zé Carioca, mas com o número 479, fazendo intercalação com a revista do Pato Donald. Números pares para o pato e ímpares para o papagaio. Em 1985 cada revista passou a ter numeração própria (Zé Carioca a partir da edição 1751). Como o estúdio Disney no Brasil fechou, as histórias publicadas hoje são reprises, contudo já são quase cinco décadas de malandragem.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Livros sobre Quadrinhos 1

Para quem ainda não conhece, recomendo a leitura do livro A Guerra dos Gibis, de Gonçalo Junior, publicado pela Companhia das Letras em 2004. A obra relata os bastidores dos quadrinhos no Brasil de 1933 a 1964, mostrando a batalha dos editores para publicar quadrinhos, ora brigando entre si, ora sofrendo ataques de setores conservadores da sociedade. O texto proporciona uma agradável leitura sequenciada, ou seja, você fica esperando o próximo capítulo. Espero que o autor decida escrever sobre os bastidores dos quadrinhos no Brasil após os anos 60.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Para começar: capas do Ken Parker

Para começar, eis as primeiras capas publicadas no Brasil de um personagem que gosto muito: Ken Parker.


A Editora Vecchi iniciou a publicação de Ken Parker em novembro de 1978. No total foram 53 edições lançadas até março de 1983. Da série original faltaram 6 edições.


Em janeiro de 1990, a Best News publicou mais duas edições. A série original só seria publicada na íntegra pelas Editora Tapejara.


Em setembro de 2000, a Mythos lançou uma nova série de Ken Parker com 18 edições. Infelizmente o Berardi nunca concluiu a saga na Itália e o herói termina a última edição ainda na cadeia. Será que algum dia ele voltará à série?