Visitas:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Livros sobre Quadrinhos 3

Leitura recomendada do dia: A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos, publicado pela Editora Contexto, em 2009.

Em 159 páginas fartamente ilustradas, o autor detalha a linguagem dos quadrinhos, discorrendo sobre a representação da fala, dos sons, da linguagem corporal dos personagens, do espaço e do tempo. Para os iniciantes, é uma boa maneira de entender os quadrinhos; para os que já têm fundamento na área, é uma leitura que ajuda a organizar o pensamento sobre narrativas gráficas de modo prático.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Convidados Especiais

No casamento do Fantasma (a capa já foi mostrada aqui), em 1979, um dos convidados foi Mandrake e Lotar, outra criação de Lee Falk:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tesouradas nos Quadrinhos

Nem sempre a publicação de quadrinhos de outros países no Brasil é fiel ao original. Às vezes, a editora modifica a obra por censura, por economia ou para caber na programação da revista. No exemplo de hoje, o arco Demolidor - A Queda de Murdock. Quando a história foi publicada na revista Superaventuras Marvel, em 1987, a seringa que Karen usaria para se matar foi redesenhada para uma navalha. Em 1990, a história foi publicada (ainda em formatinho) em Demolidor Especial 2, com os desenhos originais. Para a comparação abaixo, usamos a minisérie de 1999.

domingo, 8 de agosto de 2010

TEXTOS SOBRE QUADRINHOS 2

Um artigo sobre o Homem-Aranha publicado na revista Stripmania número 2 da Opera Graphica Editora, em 2003. Escrito por Roberto Guedes, o texto fala das características humanas do personagem que agradam seus fãs.



Link para download:
http://www.mediafire.com/?t77wmpyrdoexpzh

O arquivo está no formato .cbr. Para ler, use o programa CDisplay:
http://www.mediafire.com/?k020v5khq3mnggj